samedi 9 octobre 2010

L'Action de Grâce

Na próxima segunda comemoramos o dia de Ação de Graças por aqui. Um feriado em hora extremamente apropriada para eu colocar em dia os trabalhos do curso de francês, inglês, dar uma estudada, uma geral na casa, voltar aos treinos e se sobrar tempo (?), uma relaxada (!). Esse é o dia de gratidão pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano e sua celebração no Canadá ocorre na segunda 2-feira de outubro (nos Estados Unidos é em novembro). É também o último fim de semana para admirar a troca da estação na "campagne". Eu, como eu ainda não tenho carro para ir para o interior, admiro as árvores aqui perto de casa mesmo:


De momento, me contento por aqui mesmo!

Se alguém tiver interesse, nesse site tem mais algumas fotos muito bonitas: http://www.meteomedia.com/your_weather/details/998/3286371/couleursselect/upload/&ref=wxeyetopstoryv4

Aproveitando a época de abóbora e maçã, segue minhas últimas façanhas culinárias:

Jacson tem aproveitado...

Não posso esquecer de agradecer as receitas de beringela que eu recebi... felizmente não recebi mais nenhuma nas dépannages alimentaires para verificar se as receitas são boas mesmo, rs. A propósito, não sabia se escreve beringela com g ou j... mas não tem problema, verifiquei e os dois estão certos. Eu aprendendo francês todo santo dia, mas ainda é o português que me surpreende!

Essa última semana foi mais tranquila por aqui, tive apenas curso de francês, de inglês e meu trabalho aos sábados no parque... Parece pouco, mas é muita coisa! Infelizmente nas duas semanas anteriores tive que fazer um curso do Emploi Québec, que eu deveria começar em novembro... mas faltou gente na turma de setembro e precisaram completá-la, logo, resolveram me antecipar. Dureza foi ter que começar esse curso só porque no final ele tem um estágio e atrapalhar todo meu curso de francês. Mas meu anjinho da guarda me salvou... e eu consegui escapar! Eu e o Jacson recebemos uma proposta  por aqui, como tempo parcial... mas já é um começo. Principalmente que o começo de vida de engenheiro(a) no Canadá é bem delicado. Ainda não temos previsão de como e quando começar, mas já entendemos o recado que precisaremos agilizar o processo da Ordem dos Engenheiros do Québec (http://www.oiq.qc.ca/fr_index.html). 
Enquanto isso sigo recebendo minha bolsa e o Jacson começou um trabalho temporário aqui pertinho de casa, assim temos uma graninha e vamos nos habituando à nova cultura.

Como eu ainda tinha o domingo livre, aproveitei para fazer um curso de corte de cabelo nesse mês também... assim consegui ficar 21 dias sem descanso! Na verdade eu já tinha feito a matrícula na UdM faz tempo, mas esse curso do Emploi Québec chegou de surpresa e atrapalhou consideravelmente minha vida...

Pelo menos tive um momento mais relax nesses dias mais complicados que foi um passeio que fizemos à Petite Italie e Marché Jean Talon com minha turma do curso de francês:



É bem interessante fazer um passeio nesse mercado, tem muita fruta e verdura que nunca vi na vida! Nesse site tem mais informação: http://www.marche-jean-talon.com/

A Guapa e a Jolie até agora não deram menor sinal de dificuldade de adaptação com a queda da temperatura. A Jolie até reluta para sair da cama, mas ela faz esse charme durante o ano todo... Não posso dizer o mesmo da minha garganta, essa sim, tem rejeitado as baixas temperaturas. A novidade boa é que encontramos um "pet shop móvel" para as duas. Uma brasileira teve uma idéia de começar a dar banhos e tosar em um mini ônibus, e ela vem em casa buscar as filhotas! Ótimo para ela e para mim!!! Porque eu estava sofrendo para cuidar das duas lhasas...


Jolie cheirosa e Guapa de penteado canadense!

Para finalizar, gostaria de compartilhar umas fotos do Mont Royal... tenho levado a máquina fotográfica quando vou correr por lá porque tenho  feito pausas para admirar a natureza!! Obviamente, não é a mesma paisagem carioca deslumbrante com praias e montanhas que eu estava acostumada... Mas essa beleza também tem seu valor! Espero que gostem também...




Agradeço todo o carinho que tenho recebido!! Sério mesmo, fico muito feliz com todos comentários e emails... e qualquer dúvida ou curiosidade, me escrevam... que eu posso correr atrás para repassar melhor a informação!

11 commentaires:

  1. Realmente o Parc Mont Royal é muito bonito, parece até aquelas imagens de paisagens que vcmos pela net. Félicitations

    RépondreEffacer
  2. Oi Bé! Espero que agora dê certo o meu post rsrsrsr... tudo indica que em Dezembro vou para a Virginia, bem pertinho de Washington para um workshop, sei que é longe ainda, mas vai que vcs resolvem dar um pulo em Nova York no comeco de dezembro?!?? já esfriou muito por aí?? bjos

    RépondreEffacer
  3. Linda, parabens mais uma vez pelo blog! Cada dia descubro um talento em vc ... atleta, confeiteira, fotografa, e agora escritora. Sem esquecer, é claro, da excelente esposa que vc é!bjos!!
    E amanha? fiquei sabendo, q vai ter bolo...acho q me dei bem de novo!! :-)

    RépondreEffacer
  4. Caracaaaa ... esposa, estudante, atleta, cozinheira, confeiteira, fotografa, escritora e cabeleleira?!?!?!? Aff vc tá demais em amiga!!!! Show de bola!!! Tiro meu chapeu pra vc! Adorei as novidades!!! beijoooo

    RépondreEffacer
  5. Oi, Roberta, este parque é lindo, fiquei encantada!!! Prefiro esta paisagem do que as praias do Rio... Imagino que existem muitas árvores bonitas e bem cuidadas, pois as daqui são numerosas, mas podres e despencam com qualquer vendaval... (tenho até medo de cair uma árvore na minha cabeça, rsrs).
    Parabéns pelo blog e pelos dons que tens acumulado nestes últimos meses, que disposição!! Bjinhos, Denise Cesca

    RépondreEffacer
  6. Olá!! Que bom que tudo ai tem caminhado a favor de vc´s ou pelo menos quase tudo... Mr Jacson só se da bem nessas experiencias.... que maravilha!
    Eu e a Soninha estamos nos adaptando a distancia agora, mas isso está nos aproximando mais ainda.... Fiquem bem!! Bjos

    RépondreEffacer
  7. Miiiiga,
    demorei mais cheguei, imagine se eu ia deixar de comentar no seu blog. Quantas novidades! Mas fico imaginando quantas horas tem o seu dia, e quantos dias tem sua semana, você faz coisa demais mulher, fico até com vergonha! rsrs.
    Fico tão feliz que as coisas estejam se encaminhando bem pra vocês, mas também vocês fazem por merecer!
    A Guapa tá linda de penteado novo, ameeei!
    Adorei também as fotos do Parc Mont Royal, é lindo realmente!
    Com tantas delícias que você tem aprontado na culinária, o Jacson vai acabar engordando, cuidado! rsrs
    Continuo torcendo muito por vocês e aguardando mais notícias, pelo menos a gente vai matando um pouquinho das saudades!
    Te adoro!
    Bjokas

    RépondreEffacer
  8. Obrigadaaaaaaaa!!!!!!!
    Saudades enormes de vocês!!!

    RépondreEffacer
  9. Oiiii....
    só pra mandar beijos e abraços após um update rápido!!!
    e meus parabéns pelo sucesso na vida nova!!!

    RépondreEffacer
  10. karaca, q abobora é essa!! kkkkkkkk!
    desculpe o sumiço, linda, um probleminhas, mas tudo bem agora...

    cara, a Guapa ta muito chique de estilo canadense!! kkkkkkk! a Guida tá parecida, vou ver se coloco uma foto no meu blog! rsrsrs

    parabéns pelos pratos novos, coisa de chef!!!

    beijos!!!

    RépondreEffacer
  11. Oi Roberta!
    Vc lembra o nome ou onde fica esse mercadinho que fomos na Petite Italie? Queria voltar lá... :)
    bjs

    RépondreEffacer