dimanche 19 septembre 2010

O verão está acabando!

A vidinha por aqui segue conforme planejado.... continuo com minhas aulinhas de francês em tempo integral, chego exausta em casa...  mas como eu gosto muito do curso, das professoras e da turma.... chego, descanso e depois vou fazer minhas tarefas e trabalhinhos. Já fiz uma provinha de redação, e para minha surpresa... tirei uma nota boa. Olha só, sempre fui péssima em redação!! E ainda mais em francês!! E o maior erro, foi uma palavra que procurei no dicionário. Para mim, nada mais natural que escrever que uma pessoa "se soumettre" à uma cirurgia (se submeter). Mas não em francês!! Que é "se subir". Afff!! Oras, na próxima redação melhor simplificar o texto! Segue umas fotinhos do nosso grupo...



No sábado passado comecei a trabalhar por aqui. Todo sábado das 10hs às 12hs no Mont Royal. Chama-se "PROGRAMME D’INTENDANCE ENVIRONNEMENTALE DU MONT ROYAL 2010". As atividades vão até o fim de outubro. Estou achando interessante, no momento estamos cortando as árvores não nativas que estão tomando conta do parque e substituindo pelas originais. Eles chamam de "Corredor Ecológico" do parque. Na sequência, plantaremos as árvores nativas. Hoje após a poda, passamos nas áreas em que foi realizado esse trabalho nos anos anteriores... incrível, notar a diferença! Mais informações no site dos "Les amis de la Montagne": http://www.lemontroyal.qc.ca/fr/connaitre-le-mont-royal/accueil.sn.



E no domingo passado teve um evento esportivo importante por aqui, o Grand Prix Cycliste de Montréal. Bom, para mim pelo menos foi importante... as ruas ao redor de casa ficaram todas fechadas, e acabei ficando em casa para evitar transtornos para sair e voltar. Tinha uma vista da nossa sacada, mas eles passavam tão rápido que resolvi descer para ver melhor a corrida,  e achei bem legal!! Mas o friozinho me impediu de esperar mais de uma volta... tempinho típico curitibano: 10 graus, dia cinza... e um vento danado. Foram 16 voltas de 12,1km cada uma... Quase 200km!! Haja perna!!
Segue o site: http://www.protourquebecmontreal.com/.
Segue as fotinhos... (tem que dar um desconto para a qualidade das fotos, eles passavam muito rápido).



E mais algumas curiosidades daqui:
1 - A limpeza do meu prédio é realizada uma vez por mês. Argh! Mas nós continuamos pegando no pesado dentro de casa uma vez por semana... pior que fazer faxina, é aguentar casa suja.
2 - Fizemos uma visita guiada numa das bibliotecas da Université de Montréal essa semana, e fomos informados que existe uma lei que obriga que qualquer obra pública deve gastar 1% do budget da obra em uma obra de arte no local. Outra diferença com o Brasil: aqui agente pode deixar o material em cima das mesas na biblioteca no fim do dia com um bilhete solicitando para ninguém mexer no material com a data, e realmente ficará intacto por até 4 dias. Mas nada impede de voltar no dia seguinte e trocar o bilhete pela data mais recente. Não ter que ficar carregando os livros é um alívio para as costas, não?!

Procuro uma explicação para um fato curioso, todo mundo que já me viu falando espanhol, sabe que tenho uma boa fluência e desenvoltura (modéstia parte!!). Mas desde que minhas aulas de francês começaram, eu não tenho mais capacidade de manter uma conversa em espanhol, sem responder com francês e de repente com algo de português! E com o inglês isso não está acontecendo, pelo menos não ainda. Será que meu cérebro não tem capacidade para separar três línguas latinas???

E puxa vida, ninguém me mandou receita de berinjela!! Snif, snif. Então ela entrou disfarçada nos molhos de tomate do macarrão. Mesmo assim, não passava desapercebida.... minha esperança é que berinjela tenha muitas e muitas vitaminas, afinal, tem que valer a pena comer a borrachinha. Seguindo o tópico alimentação, segue a foto do meu segundo bolo canadense:

Hummm, está quentinho....

As próxima semanas serão difíceis por aqui, com algumas mudanças fora de hora e injustas... Mas vamos ver se conseguiremos encarar, logo mando mais notícias (espero que boas).

9 commentaires:

  1. kkkkkk!!! é muita lingua latina junta, né, roberta... kkkkkkkk! tadinha... rsrsrs... acho q daqui a pouco vc acostuma...

    muito chique seu trabalho, menina! deve ser muito bom, adoro essa parte de plantas e tal...

    ich, eu conheço esse choro... aff... tenho q ir!! rsrs...

    beijinhos e parabéns pela provaaa!!!

    "mamae, já vai, garota!!"

    hiihihi

    RépondreEffacer
  2. É meu amor as proximas semanas serao cheias de emocao, mas vamos la, com um bolinho aqui e outro na semana q vem, tudo vai ficando mais facil.
    Parabéns pela prova, pelo trabalho e principalmente pelo bolo... a parte q eu mais gostei. hehe :-)

    bjos linda!

    RépondreEffacer
  3. Adorei seu blog. Estou começando a falar francÊs e também me confundo :)
    Ah, adoro Montréal.

    RépondreEffacer
  4. Miga,
    parabéns pela prova de redação, pra mim não e´surpresa você tirar boa nota, é cabeçuda mesmo! rsrs. Que bom que esteja gostando das aulas de francês, pra aguentar essa overdose só gostando mesmo.
    Mas que molezinha é essa de trabalho, tem uma vaguinha pra mim? rsrs
    Pequeno comentário: o que o povo aí tem de educado que não mexe no livro dos outros, tem de sujinho que só limpa o prédio uma vez por mês. Desculpe, mas eu tinha que falar, huahauhau.
    E aí vai, não tenho receitas de berinjela, mas pesquisei suas propriedades pra você:
    A berinjela é um fruto originário da região da Índia.
    É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno.
    Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio.
    É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias.
    Estudos recentes apontam que a berinjela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol.
    Possui também propriedades laxantes e digestivas.
    É muito utilizada na culinária (frita, cozida, grelhada e em saladas).
    A berinjela é uma importante fonte de proteínas.
    Viu? Luciane também é cultura, huahauhaua.
    Me deixaram curiosa com esse negócio de mudanças, vou estar aqui na torcida que seja tudo pra melhor. E nada de demorar 3 semanas pra atualizar isso aqui senão vou aí pessoalmente checar essas mudanças, rsrs.
    Te adoro!
    Bjokas

    RépondreEffacer
  5. Beta!!!! Otimas Noticias!!!! Adorei tudo!!!
    E lá vai uma receita de Beringela! kkkk

    Receita de Beringela à Parmegiana

    A receita de Beringela à Parmegiana abaixo é a que minha avó fazia, simplificada apenas no molho de tomate, que ela mesma preparava (receita anexa).
    Ingredientes da Beringela à Parmegiana

    * 2 Beringelas
    * Queijo Parmesão
    * Queijo Muzzarela - 200g.
    * 2 Ovos Farinha de Rosca
    * 1 lata de Molho de Tomate (receita de molho de tomate)

    Modo de Preparo Beringela à Parmegiana

    Fatie a beringela "de comprido" em fatias de aproximadamente 2 cm (1 dedo) e deixe mergulhada em agua com sal por alguns minutos enquanto você prepara o restante do prato (1 colher de café de sal em uma tigela média de agua = que caiba toda as duas beringelas fatiadas).

    Ligue o forno para preaquecer.

    Bata os dois ovos (gema e clara) em um prato como se fosse preparar uma omelete, retire duas ou três fatias de beringela (quanto você for fritar por vez) retire o excesso de agua com um guardanapo de papel e prepare a milanesa, passando no ovo, farinha de rosca e fritando até dourar (de leve!).

    Conforme for retirando as beringelas da frigideira, vá montando em uma assadeira que comporte três camadas (andares).

    Prepare de maneira que fique uma camada de beringela, molho de tomate, queijo e novamente Beringela, molho de tomate e queijo...

    Quando terminar a montagem leve ao forno por quinze minutos e Pronto!

    Recomendo com arroz!

    RépondreEffacer
  6. Uau, agora estou muito melhor preparada para comer berinjela!! Além de conhecer as propriedades, tenho receita!! Mas ainda assim, vou ficar na torcida pra não vir mais.. heheh.
    beijos com saudades...

    RépondreEffacer
  7. Olá Beta! Agora q fui ler os seus 2 ultimos posts pq essas semanas foram uma loucura no trabalho, com direto a trabalhar fim de semana e tudo... Ninguém merece! Mas acho q essa semana acaba graças a Deus...
    Olha não conheço nenhuma receita específica de beringela, mas qd quero algum receita vou no www.tudogostoso.com.br, todas as que peguei lá ficaram muito boas! Recomendo!!
    Ah e vc já conheceu a Bonjour?? Agora tenho uma Chow chow linda!! Ela vai fazer 5 meses no fim do mês... Tem foto dela no meu orkut, depois vai lá ver.
    No colégio estudei inglês, francês e espanhol ao mesmo tempo durante 3 anos... Confesso que não foi a coisa mais fácil do mundo, mas acho q vc só precisa de um tempo p/ o cérebro arrumar a casa... Depois elas conseguem conviver em harmonia! rsrs
    Beijos p/ vc, p/ o Jacsom, Guapa e Jolie!!

    RépondreEffacer
  8. Oi Roberta,
    Será que agora ficaremos mais próximas do que antes? hehe
    Estou com um filhotinho novo em casa, é o Guapo, um schnauzer gigante. Com 2 meses ele já tem o tamanho da minha cadelinha. Aff, quero ver o que me espera.
    beijão

    RépondreEffacer
  9. Linduxicaaa! fiquei tão feliz de finalmente ter conseguido tempo tranquilo para ver seu blog, está mto legal! adorei e sabe q senti vc mais pertinho de mim! ótima essa idéia do blog, mto boa mesmo! assim podemos ver como anda tudo por aí e participar um pouco do dia-a-dia de vcs! Eeeeeba parabens pela provinha! sem duvida vc sempre arrasa ne amore?!!! hummmm e que bolinho bom heiiin! Adorei as fotos daqueles parques, maravilhosos! Amore agora prometo acessar com mais frequencia seu blog. Parabens mesmo por criar um meio tão legal pra gente saber um pouquito que seja da sua vida canadense, afinal minha xuxuca vc faz sem duvida mta falta na vida de todos nós. Assim ficamos mais pertinho de vc! te adorooo muuuuiito!! quero ver se faço um blog tb como ja havia comentado com vc, vamos ver! bacio enorme de todos nós aqui! Dani, Gui, Rafa e Lu!!

    RépondreEffacer