jeudi 28 octobre 2010

Etapa 1 Cumprida: Curso de Francês

Finalmente ontem foi o último dia do curso de francês oferecido pelo governo, ufaaa!!! Eu aprendi bastante, mas achei super cansativo. São 7 horas diárias de curso mais trabalhos, redações, portfólio, exercícios, etc... O que eu achei interessante nessa parte final do curso foram as aulas de fonética e de história. Para mim a fonética do francês é um pouco complicada, mas agora tenho mais tempo para praticar no site: http://phonetique.free.fr/.
E para complementar as aulas de história, fomos no Museu de História de Montréal. Site: http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=2497,3088440&_dad=portal&_schema=PORTAL. Como eu acho que 2 meses e 1/2 é pouco tempo para aprender bem a língua, vou procurar outro curso por aqui. O problema é que o governo só paga até o nível 3, e são 6 níveis no total. Claro que meu próximo é o 4, afff.

    Visita ao Centre d'Histoire de Montréal

Momentos do Curso de Francês     

Outubro parece ser um mês que tudo começa acontecer, como por exemplo os salões de emprego. Eu fui em alguns, achei interessante, pois além de ter uma relação de empresas, vagas em demanda, pode-se conversar com os RHs e ainda conseguir informações de alguns organismos de serviços do Québec. Esses são os sites dos salões que eu fui: http://www.emploiformation.com/fr/visiteurs/index.html e http://www.ecarrieres.com/fr/.

Final de semana passado foi o último dia de trabalho no parque Mont Royal. É uma peninha que acabou, era cansativo mas eu me amarrei. Agora tem que esperar o sol voltar a nos aquecer no ano que vem! Na montagem tem as fotos das minhas últimas árvores plantadas J:

A árvore da direita é um "Amélanchier du Canada"

O que acabou também foi a temporada de corridas por aqui. A princípio não entendi porque foi a última corrida do ano. Mas semana passada, quando tentei fazer um trote com -4°C, cheguei a triste conclusão que minha temporada de corrida 2010 também foi encerrada prematuramente. Eu saí super agasalhada, mas simplesmente não conseguia respirar o ar gelado. Tenho que arrumar um plano B para fazer algo indoor e vou recomeçar os exercícios de pilates em casa. Fazer o que, não se ganha todas na vida.... Quem quiser ver um calendário de corridas de Montréal:  http://www.circuitendurance.ca/fr/index.htm. Ah, pelo menos deixei registrada as imagens da nossa última prova:

A nossa quantidade de casacos mostra que foi tenso correr...

Começamos oficialmente a trabalhar por aqui, ou melhor, eu comecei, rs... Jacson já está ralando há mais de mês. De momento, posso dizer que é bem diferente do que eu estava acostumada a fazer... mas estou animada!! Agora só precisamos acelerar o processo da ordem dos engenheiros... porque não é muito legal engenheiro não ter título reconhecido pelo Canadá (no nosso caso, Québec).

E para terminar por hoje, vou passar um site legal de ver quais são os próximos eventos: http://www.centrebell.ca/. Quem pensa vir para cá, não custa nada dar uma olhadinha, sempre tem algumas boas surpresas! Semana passada nós fomos ao show do Roger Waters (amei!!) e ao jogo da NBA do Toronto Raptors (nossa, desde os 14 anos que eu queria ver um jogo da NBA!!).  Também já garanti nossos ingressos para o show do U2, hehe. E o melhor de tudo, em 30' de metrô estamos dentro do evento.
No show "The Wall", claro que tinha o famoso muro!!
Passava o nome de vários inocentes... passou o do Jean Charles de Menezes!

    Com direito a lance livre do Leandrinho e Cheerleaders...

Um super beijo para todos... estou com muitas saudades!!!

15 commentaires:

  1. Oi Roberta!! Eu quero as fotinhos do fim do curso! :-) beijos Alice

    RépondreEffacer
  2. Parabéns por ter terminado o curso! show de Bola! e Por ter conseguido um trabalho! Que papai do céu te abençoe!Adorei as novidades ! beijossss e saudades!

    RépondreEffacer
  3. Uau, Roberta, vejo que já está uma verdadeira canadense, bem adaptada!! Fico contente por ti!! E então, já conseguiste um trabalho?? Maravilha! E quando vem para o Brasil?
    Bjinhos, Denise Cesca.

    RépondreEffacer
  4. ufa, estou cansada só de ler as suas façanhas, legal beijosssssssssss

    RépondreEffacer
  5. Olá quanta novidade....parabéns. Vocês no frio e eu num calor de 30º na terra do frio..rsss
    Correr com -4, sem chances pra mim. Estamos com muitas saudades de vocês. bjs Sonia e Clayton

    RépondreEffacer
  6. Quantas conquistas!! Parabéns!
    E um jogo da NBA! Show do U2! Muito massa! Acabei de lembrar de quantos jogos seus de basquete assisti lá no Cefet... rsrs
    beijos! Flávia.

    RépondreEffacer
  7. Tudo isso e ainda comemoramos 3 anos de casados (festa). Proximo desafio: INVERNO!! Neve chegando na semana q vem :*)
    Bjos e Parabens!

    RépondreEffacer
  8. Felicitation pour la fin de tes cours.
    tout ca me donne envie de te rendre une petite visite mais on va attendre encore un peu.
    Je te fais plein de gros bisous et bon halloween !
    Séverine

    RépondreEffacer
  9. Miiiga,
    parabéns por ter concluído o curso!!! Parabéns pelo novo emprego também, que você tenha muito sucesso!
    Nossa, você sem correr, vai ser difícil mesmo hein amiga, mas sei que você supera! Que vergonha, você querendo correr e não pode por causa do frio, e eu aqui com todas condições favoráveis e não me mexo. Prometo que vou entrar na academia agora em novembro e vou começar a correr em sua homenagem!
    Não me canso de dizer o quanto te admiro por sua coragem, determinação e principalmente disposição, fico boba quantas coisas você faz ao mesmo tempo! Confessa que o dia aí tem mais de 24 horas, só pode, rsrs.
    Parabéns pra você e o Jacson pelo niver de casamento, vocês são um casal nota MIL!
    Boa sorte aí no inverno, e um ótimo show do U2, curta muuuito!
    Bjokas

    RépondreEffacer
  10. Merci, merci, merci à tous...

    Nao sei a data da ida para o Brasil, mas espero resolver nas proximas duas semanas!!

    Séverine, je t'attends l'année prochaine!

    E na verdade, aqui o dia parece que tem umas 20hs. E eu canso ainda mais que no Brasil...

    Terra do frio com 30 graus? So pode estar de sacanagem comigo... e eu nesse freezer... que quase nao passa de 0 graus e o inverno ainda ta longinho!!! afffffffffff

    Show do U2 ta longe ainda, tem um inverno inteiro ate la...

    beijos a todos...

    RépondreEffacer
  11. Nossa voce fez muita coisa hein, me dá um pouquinho da sua energia? Parabéns pelos empregos, fico muito contente de saber que vcs conseguiram!!
    Beijos!!

    RépondreEffacer
  12. Roberta, a-do-rei o seu relato cheio de energia! É importante manter esses diários e compartilhar com os familiares e amigos que torcem por vocês, pois os dados informados dão a certeza de que vocês estão sendo empreendedores bem sucedidos, adquirindo cultura e construindo pilares para a vida profissional e pessoal. Beijos e abraços carinhosos, Ana Maria.

    RépondreEffacer
  13. Até parece Harley... vcs tem feito o mesmo... a unica diferença que a energia de vocês é gasta em Laval, rs.

    Aninha chérie, obrigada pela força... pouco a pouco, nos chegamos la... beijos enormes!

    RépondreEffacer
  14. Roberta, que legal saber que vocês estão se adaptando bem aí. Parabéns pelos 3 anos de casados! Romantico comemorar no Canadá ;) Mande sempre noticias e quando for ao show do U2, lembranças ao Bonno! Bjos, Janete

    RépondreEffacer
  15. Pode deixar, as lembranças serao recomendadas pessoalmente, rs.
    beijos

    RépondreEffacer