lundi 6 septembre 2010

Volta às Aulas...

Antes de relatar as duas últimas semanas... gostaria de agradecer bastante o carinho de todos... parece meio clichê, mas foi muito legal mesmo receber feedback! Adorei!!!

Eu acreditava que teria uma semana de tranquilidade, para me preparar para a prova prática de direção... e teria uns dias livres para descansar e correr até o início das minhas aulas de inglês. Mas sábado perto das 19hs recebo uma ligação que tinha sobrado vaga do curso de francês... e que eu deveria me apresentar na segunda. Unf! Horário das aulas: 8:30hs às 16hs. Affff ??? Overdose de francês! Tem aula de gramática, conversação, fonética e também como montar CV e carta de apresentação. Achei o curso muito bom. Infelizmente a qualidade do curso de francês é de acordo com onde lotam a pessoa. E eu dei sorte e estou fazendo na Université de Montréal. Sorte dobrada: são apenas 3 quadras de casa... http://www.umontreal.ca/. Segue a fotinho do meu bloco:



Voltando ao exame prático de direção... é um stress! Fazer o exame com 18, 19 anos é algo natural. Mas fazer depois dos 30 e pela segunda vez, é algo estranho... dá uma sensação de regressão e deixa mais tenso. E como aqui existem algumas regrinhas que eu não estava acostumada, foi interessante fazer uma ou duas aulas antes de ir para o exame. Só para acostumar a dar ré olhando para trás, parar 3" nos arrêts/stops, virar olhando os angles morts (pontos cegos). Pelo menos foi assim que eu e o Jacson passamos de primeira. Ah, escolhemos fazer o exame em Longueuil que é uma cidadezinha na região de Montréal... sei lá, achamos que cidade menor seria melhor para fazer o exame...
Informações da cidade de Longueuil: http://www.longueuil.ca/vw/asp/siteweb/Accueil.asp

E o auge dessa semana foi a Maratona Oasis de Montréal. Consegui realizar exatamente no pace planejado: 5'10"/km. Eu estava até um pouco mais rápida... mas a partir do km 23, o trajeto da meia maratona se uniu ao nosso. E com aquele mar de gente na minha frente (pouco mais de 10.000 pessoas) e com um pace muito mais lento, ficou difícil manter o ritmo... quando olhei o coelho da meia, eu estava no bolo para quem iria fechar a meia para perto de 7'/km!! Momento da prova não muito legal para a cabeça... Mas todas maratonas tem suas dificuldades, e essa não poderia ser diferente... foram quase 15km de subida (todos na segunda parte da prova), ventos de 35km/h (claro, contra justamente na subida... murphy!) e o muvucão....Mas a meta foi cumprida e estamos felizes! Quem se interessar por corrida, segue o site desse evento: http://www.marathondemontreal.com/fr/index.html 


Antes da maratona - Perto da Largada
Jacson mais uma vez foi suporte técnico essencial durante a prova!

E enfim, meu dossard (n) personalizado, chandail (t-shirt) e momentos da prova! 

Voltando para algo do dia a dia, existem maneiras de evitar gastar muito dinheiro nesse começo através de alguns organismos de ajudas alimentares. Já no primeiro contato com o governo recebemos essa informação. Mas ainda assim, depois de se instalar direitinho... vale a pena dar uma olhada nos que são da região/arrondissement (= região administrativa, um pouco maior que bairro). Segue uma montagem do que se recebe nessas dépannages alimentaires:

Ninguém merece uma berinjela desse tamanho. Não acaba nunca (aceito receitas!!!).

Algo interessante é visitar a biblioteca no verão. Montréal fervendo com 40 graus, ruas, piscinas e parques lotados... e eu fui conhecer a biblioteca e fazer minha carterinha (gratuita!), afinal eu estou no segundo super verão seguido, precisava de uma trégua e do ar condicionado. Para minha surpresa, estava lotada. Não tinha lugar para sentar... e olha que tinha opção. Não lembro de ver uma biblioteca no Brasil cheia assim, talvez a do Cefet em véspera de prova... Humm, interessante não?

E a vida da Jolie e da Guapa está ótima por aqui. Eu diria que lhasas apsos se adaptam bem no verão canadense. So far, so good.


Agora preciso fazer minha lição de casa... e descansar um pouco! Afinal, hoje é feriado: Labor Day. O mundo inteiro comemora dia primeiro de maio... mas os Estados Unidos e Canadá é dia 06 de setembro... vai entender.


9 commentaires:

  1. Parabéns, vocês merecem. Linda as fotos, a ajuda que recebem do governo é igualzinho aqui. rsrsrsrs
    Tem feito os exercícios em casa ou só corrido. Saudades. Bjos, vou te mandar uma receita com berinjela, quer uma lasanha ou algo mais saudavel.

    RépondreEffacer
  2. Obrigada dear!!!
    Não... nada de exercícios nessas duas últimas semanas... me machuquei, torci o pé segunda passada e fiquei de molho e de observação até o dia da prova... fui para a maratona com a cara e a coragem. Mas deu tudo certo! Agora vou dar preferência às corridas até novembro, depois qndo chegar o frio... vou ficar mais com o pilates "Indoor", hehe.
    Puxa vida, me manda as duas opções de receita... olha só o tamanho da berinjela!!
    beijos

    RépondreEffacer
  3. Amiga, parabéns por mais uma maratona!!! Um dia chego lá, prometo. Por enquanto vou me inscrever na Venus que vai acontecer em novembro mais pelo kit, rsrs.
    Parabéns também por estar estudando frances na Université de Montréal, muito chique hein! Mas que é overdose de francês é, cuidado que quando eu for aí quero conversar em português, não vai esquecer hein! rsrs.
    Nossa, que berinjelão! Não vou poder te ajudar com a receita, o máximo que eu conheço é berinjela à parmegiana, e pra comer, não pra fazer. Mas, te desejo sorte com a berinjela, rsrs.
    Adorei acompanhar mais um pouquinho de sua rotina aí, continue postando e continuarei aqui fuxicando e matando um pouco das saudades. Ah, e fico feliz que Guapa e Jolie estão se adaptando bem, elas parecem bem contentes nas fotos.
    Bjokas

    RépondreEffacer
  4. Ah Lu, que invééééja do seu kit da Venus. Você sabe que eu adoro essa corrida cor de rosa, rs. E ela é sem muvuca na largada, tudo de bom!
    E correção após divulgação do resultado oficial da prova: foram "só" 6.000 participantes na meia.
    Fico aguardando sua visita, e prometo que não vou te servir berinjela. Principalmente porque espero que essa aí acabe ainda esse ano. hahah
    beijos enormes com muitas saudades!!!

    RépondreEffacer
  5. Iaaaaa Betaaaa! ótimas notícias!!! Que legal conseguiu as aulinhas de francês e voltar a dirigir!!! Isso é muito bom mesmo!!! Mas ainda acho que seu negócio é corrida com os pés mesmo!!! kkkkk Bem, aqui as coisas tão melhorando pelo menos pra mim! ufa!!!! Já em tempo. Bem, beijo beijo e mande notícias.

    RépondreEffacer
  6. oi, roberta!!

    nossa, não canso de pensar como deve estar chique demais essa vida da minha netinha! rsrsrs e q campão é esse, heim??? deve ser uma delícia!!

    parabéns por mais conquistas!! depois me conta o que a Guapa já sabe em frances! =)

    bjos!

    RépondreEffacer
  7. Olá, Roberta. Adorei o seu blog!! Meus parabéns pela conquista na maratona!!! Que maravilha!! E parabéns também pelas conquistas na sua vida no Canadá. Espero que tenhas sucesso e seja feliz, pois vc merece!
    Bjos Denise Cesca

    RépondreEffacer
  8. Oi Roberta. Bem vinda à Montréal. Espero que goste do frio e consiga se adaptar rapidamente por aqui. Vejo que você ja esta com um bom ritmo.

    RépondreEffacer
  9. Oi, obrigada a todos... é muito bom receber esse apoio de todos!!!
    Continuem me escrevendo... que eu prometo atualizar sempre as notícias!!!
    bjs

    RépondreEffacer