jeudi 19 août 2010

Primeiro mês em Montréal... primeiras impressões!!

Após muitas tarefas no Rio de Janeiro e em Curitiba... finalmente consegui embarcar para Montréal!! E dessa vez em definitivo!
Cheguei aqui exausta... mas o reencontro com o Jac, Guapa & Jolie recompensaram todos os esforços...



Primeiro problema: precisamos de um armário! Cheguei com as malas lotadas, desde roupas, sapatos, copos, panelas, etc... e já tinham alguma caixas com meu nome por aqui. Fomos na Ikea já no dia seguinte (http://www.ikea.com/ca/en), aprendemos como é o funcionamento da loja... e já tivemos a decepção que o armário na cor que eu queria... não tinha no estoque e não vendia on line! Agente deveria procurar em outra loja, buááá. Uma tarde inteira perdida sem progresso. No sábado fomos para Boucherville comprar o tal armário e a cômoda. No domingo finalmente entregaram!! E Jac começou as montagens... eu ajudei um pouquinho... ansiosa para achar minhas roupas. Nem esperei ele colocar as portas, rs.



E como um armário não era suficiente.. hehe, segue a cômoda:



Após conseguir me organizar e achar as roupas da estação correta, lembrando que sai de Curitiba com uma super frente fria e cheguei em Montréal com quase 40 graus, posso descrever que a primeira semana foi marcada por 3 eventos:

1. Évaluation linguistique no MICC: Fiquei no nível 3. Mas queria ficar no nível 2 para estudar mais... e manter a bolsa por mais tempo, rs.

2. Avaliação do meu dossiê no CITIM para Ordem dos Engenheiros: Nossa, quanto documento... documentos pessoais, diplomas, históricos, cartas de referência e é preciso traduzir aqui. Tudo para ontem, porque as filas de espera são enormes... http://www.citim.org/

3. Encontro com Médico da Família: com médica na verdade... ela fez todo aquele questionário básico de históricos familiares e tal... e depois fiquei sabendo que o hospital St. Mary onde fizemos o dossier é muito bom! Fica a dica para quem procura médico da família por aqui... http://www.smhc.qc.ca/

A segunda semana foi estressante... tinha prova teórica de Permis de Conduire. Acho que seria até tranquilo, se não precisasse ficar com o dicionário full time. Felizmente passei e já posso marcar a prova prática... (que vai ser outro stress, já que é cheio de nove horas a parada...). Para quem quiser testar os conhecimentos teóricos e conhecer placas e regras diferentes, no site  http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/index.php é só escolher a opção "Évaluez vos connaissances en ligne"...

Durante a terceira semana consegui estudar um pouco mais o FEL (francisation en ligne) e fui no rendez-vous do emploi-quebec http://emploiquebec.net/index.asp. Era apenas uma Séance d'Information, mas para conseguir um rendez-vous com um agente de emprego era necessário assistir essa palestrinha. Ainda é um pouco cedo para isso, mas foi legal conhecer minha agente... e já saber o que me espera num futuro próximo.

Finalmente na quarta semana consegui respirar um pouco, fazer a minha inscrição no curso de inglês, correr com tranquilidade no parque Mont-Royal http://www.lemontroyal.qc.ca/fr/connaitre-le-mont-royal/accueil.sn, que aliás, é lindo!! Ah!! Também fazer uns tiros na pista de atletismo do bairro http://www.imtl.org/montreal/image.php?id=1693 e aproveitar para estudar francês (FEL)... Ja que eu aguardo uma ligação do MICC para confirmação da data de início do curso de período integral. E durante o fim de semana trabalhamos na Semaine Italienne de Montréal, foi bom para conhecer o bairro italiano e ter mais contatos por aqui!!! Ponto alto do evento foi o desfile de 50 ferraris... http://www.semaineitaliennedemontreal.com/





E segue duas fotinhos do Mont-Royal...





  
Observações:
1. Motorista de ônibus é muito educado por aqui! Sempre diz bom dia, agradece... Eu já peguei até motorista cantor, do pessoal levantar e aplaudir no fim da música!
2. Meio chato é não passar o lixeiro todos os dias... passa só 2x por semana! E lixo reciclável 1x só... nada é perfeito, não?

15 commentaires:

  1. Essa minha mulher é sensacional!!

    RépondreEffacer
  2. Oi Beta!!!! Muito legal seu blog! Estou aqui de longe acompompanhando tudo ai!!! Grande beijooooooooooooo

    RépondreEffacer
  3. Oi Ana... eu não falei que ia fazer?? rs rs
    Essa idéia de blog vc ajudou a consolidar, hein!!
    beijos

    RépondreEffacer
  4. Nossa amiga! Quantas novidades!! Parabéns pela mudança!! Eu e Leonardo pensamos ir p/ aí também em 2007... mas depois desistimos... Te desejo muito sucesso e muito força nessa nova etapa! Acompanhei de perto sua adaptação ao Rio e à Petrobras e tenho certeza que você vaiconseguir se ambientar aí!!

    Mil beijos e tudo de bom!!

    RépondreEffacer
  5. Isa!! Que bom receber notícias suas... puxa vida, foi tudo tão rápido, não consegui nem fazer uma despedida decente, nada!! Ainda tô me recuperando da correria que foi aí nos últimos dias de Brasil... vou atualizando o blog... e vc continua mandando notícias daí... um beijo enorme pra vc e para o Leonardo... ah, e outro para a Rafa...

    RépondreEffacer
  6. Aeee Roberta!
    Sucesso com as mudanças. Mudança de vida, de ares, .. que seja sempre para melhor!
    Isso! Legal essa iniciativa de criar o blog. Continue mandando notícias, contando tuas histórias, causos curiosos daí..
    Abração para você e ao Jacson!
    Roberto Brandao.

    RépondreEffacer
  7. Oi, Roberta!

    Que bom q criou este blog! Vai ser muito legal, vai se sentir mais pertinho de todos!

    As fotos estão lindas, principalmente da Guapa e da Jolie, claro!! rs...

    Deus os abençoe aí, viu!

    Beijão!

    RépondreEffacer
  8. Muio bacana... Falei para a So escrever um pra ela também, logo tem POA e novos desafios aqui também.../
    Clayton

    RépondreEffacer
  9. Oi!
    Nossa voce realmente é muito animada, além de tudo fez um blog!!
    Minha casa tbm é um catálogo do Ikea, comprei quase tudo lá!!!
    Beijos!!!

    RépondreEffacer
  10. Obrigada a todos...

    Ana, sempre vou colocar alguma coisinha das filhotas... assim você sempre fica informada da sua neta.

    Clayton, diga para ela começar já... desde os preparativos!! Faz mais sentindo, o meu ficou meio solto... pq demorei pra começar!!

    Harley, estou com saudades... precisamos nos encontrar em algum evento!! Tá tendo algo relacionado a cinema. E vc pode me ajudar no blog né... corrigir as besteiras, acrescentar informação, rs.

    beijos a todos

    RépondreEffacer
  11. Amiga, adorei o blog, minha amiga é muito chique mesmo!!! rsrs. Nossa, mas fiquei cansada com tantas atividades, tanta coisa pra resolver, você é mesmo muito guerreira! Em tão popuco tempo de convivência, eu passei a te admirar muito, sua determinação, sua coragem, sua disposição..., quando crescer quero ser igual a você, rsrs. Estou com muitas saudades e torcendo muito por você e o Jacson, todo o sucesso do mundo é pouco pra vocês! Te adoro! Estarei sempre por aqui acompanhando sua trajetória aí no Canadá, trate de atualizar sempre hein!
    Bjokas

    RépondreEffacer
  12. Nossa Lu, obrigada!! Minha amiga super mega eficiente... eu também estou com saudades!! Logo você vem me visitar né? Precisamos de um almoço urgente para colocar o papo em dia!!! hahah. Jolie & Guapa vão adorar!! A Guapa até promete se aproximar, rs.
    beijos

    RépondreEffacer
  13. Boas dicas no blog, as placas de transito vou precisar estudar um pouco pq tem umas bem diferentes, fora que tem olhar bem para não tomar multa, minha rua por exemplo só pode parar de um lado de domingo a noite a quarta, depois tem trocar de lado?!? Por falar em dicas onde vc vai fazer seu curso de inglês, vi algumas escolas mas não defini nada ainda

    RépondreEffacer
  14. Obrigada Rodrigo!
    Eu estudei pela internet, mas o que ajudou mesmo foi um cd que simula o teste. Eu tenho um comigo, caso você não consiga achar.... mas a princípio todo mundo que fez o teste tem o tal cd.
    Ah, tem lugares que não podemos deixar o carro estacionado mais de 24hs no mesmo lugar tb...

    Eu fazer o curso de inglês no Centre de Femmes, me falaram que é bom... e não é caro. Mas acho que essa informação não te ajuda, né...

    RépondreEffacer
  15. Vamos la meu amor, estarei sempre do seu lado para superar desafios!! Sua presença e seu espirito de luta me ajudam e muito a vencer os meus desafios também!!
    Bjo.Amo vc!

    RépondreEffacer